Os embarques com origem ou destino dos portos da China são hoje um dos principais serviços atendidos pela FAM. Afinal, estamos falando do maior parceiro comercial do Brasil.
Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, somente em 2023, o comércio bilateral entre Brasil e China atingiu o recorde histórico de US$ 157 bilhões. 20 anos antes deste marco, em 2003, o valor era de apenas US$ 6,6 bilhões.
Até outubro de 2024, dados indicavam que o comércio entre os dois países já havia chegado a US$ 136,35 bilhões.
Além do comércio, a China também é um dos principais investidores na economia brasileira, contribuindo com a ampliação de emprego e renda para a população.
Produtos mais importados e exportados entre Brasil e China
Enquanto a soja lidera as exportações para a China, os semicondutores estão no topo da lista de itens mais importados pelo mercado brasileiro.
Os rankings abaixo contemplam um histórico dos últimos 5 anos de importações e exportações que passaram entre os portos da China e do Brasil. Confira a seguir:
Itens mais exportados pelo Brasil para as rotas da China
- Soja: US$ 169,2 bilhões
- Minério de ferro e seus concentrados, não aglomerado: US$ 113,9 bilhões
- Óleos de petróleo ou de minerais betuminosos, cruds: US$ 94,9 bilhões
- Carne de gado bovino congelada, desossada: US$ 29,15 bilhões
- Pastas químicas de madeira, ao bissulfito, exceto pastas para dissolução, não-coníferas: US$ 17,4 bilhões
- Açúcar de cana, em bruto: US$ 8,9 bilhões
- Cortes de aves ou outros despojos, congelados: US$ 7,78 bilhões
- Algodão (exceto fios), não cardado nem penteado: US$ 6,8 bilhões
- Ferro-ligas: US$ 5,3 bilhões
- Minérios de cobre e seus concentrados: US$ 2,76 bilhões
Itens mais importados das Rotas da China para o Brasil
- Dispositivos fotossensíveis semicondutores; diodos emissores de luz: US$ 16,9 bilhões
- Peças: US$ 8,2 bilhões
- Herbicidas, inibidores de germinação e reguladores de crescimento para plantas: US$ 6,9 bilhões
- Conversores estáticos (por exemplo, retificadores): US$ 4,85 bilhões
- Veículos automóveis para transporte de pessoas: US$ 4,55 bilhões
- Peças e acessórios (exceto estojos, capas e semelhantes) exclusiva ou principalmente destinados às máquinas do grupo 752: US$ 4,53 bilhões
- Processadores e controladores, mesmo combinados com memórias, conversores, circuitos lógicos, amplificadores, circuitos temporizadores e de sincronização, outros circuitos: US$ 4,2 bilhões
- Sulfato de amônio: US$ 4 bilhões
- Outros aparelhos para transmissão ou recepção de voz, imagens ou outros dados, incluindo os aparelhos para comunicação em redes por fio ou sem fio (tais como uma rede local ou de longa distância): US$ 4 bilhões
- Meios magnéticos: US$ 2,65 bilhões
Portos da China x Porto de Santos: 6 rotas operadas pela FAM que merecem a sua atenção
Contar com a FAM, tanto nos processos de importação quanto de exportação, é garantia de segurança e tranquilidade para você.
Temos uma equipe formada por profissionais de referência no mercado e uma ampla rede de parceiros logísticos que nos auxilia a transportar as suas cargas para diversos destinos e origens.
E o mais importante: oferecemos a confiança de um atendimento de excelência e soluções personalizadas para atender até mesmo as demandas mais complexas.
Avaliar o cenário atual e as especificidades de cada rota é por onde começamos a planejar a melhor experiência para os nossos clientes.
Por isso, reunimos abaixo informações estratégicas sobre as principais rotas que operamos entre os Portos da China e o Porto de Santos. Elas vão ajudar você a escolher a opção mais adequada para o seu próximo embarque conosco!
- Porto de Shanghai | Saídas semanais e transit time de 37 dias.
- Diferencial: é o maior porto do mundo em termos de volume de carga. Localizado na foz do rio Yangtze, próximo a um grande polo industrial e comercial.
- Localidade: atende principalmente a cidade de Shanghai e áreas industriais ao longo do rio Yangtze.
- Indicações: atende cargas IMO (International Maritime Organization, em tradução livres, Organização Marítima Internacional), incluindo produtos químicos e materiais perigosos.
- Porto de Ningbo-Zhoushan | Saídas semanais e transit time de 37 dias.
- Diferencial: localizado a 250 km ao sul de Shanghai, é um dos maiores portos de águas profundas da China com capacidade para receber grandes navios.
- Localidade: atende Ningbo, Zhoushan e outras cidades na província de Zhejiang.
- Indicações: especializado em petróleo bruto, produtos químicos líquidos e minérios.
- Porto de Shenzhen | Saídas semanais e transit time de 34 dias.
- Diferencial: terceiro maior porto de containers do mundo, localizado ao sul do Delta do Rio das Pérolas, próximo a Hong Kong.
- Localidade: atende Shenzhen, Guangzhou e diversas outras cidades na província de Guangdong.
- Indicações: focado em eletrônicos e produtos manufaturados.
- Porto de Qingdao | Saídas semanais e transit time de 37 dias.
- Diferencial: importante porto para a exportação de produtos agrícolas e manufaturados, localizado na província de Shandong.
- Localidade: atende Qingdao, Jinan e outras cidades na província de Shandong.
- Indicações: Especializado em produtos agrícolas e automóveis.
- Porto de Tianjin/Xiang | Saídas semanais e transit time de 42 dias.
- Diferencial: é o maior porto do norte da China e a principal porta de entrada marítima para Pequim. Localizado na costa oeste da Baía de Bohai, é um dos maiores portos artificiais do mundo.
- Localidade: atende principalmente Tianjin e Pequim, além de outras cidades na região norte da China.
- Indicações: especializado em cargas a granel, incluindo petróleo bruto, minério de ferro e carvão.
- Porto de Hong Kong | Saídas semanais e transit time de 29 dias.
- Diferencial: está localizado em uma área de águas profundas, facilitando que embarcações de todos os tamanhos possam atracar e serem manuseadas.
- Localidade: Península de Kowloon, na Baía Victoria, conecta o Mar do Sul e a China Continental.
- Indicações: predomina o comércio de produtos manufaturados e, em menor escala, de matérias-primas. Vale ressaltar que, de acordo com a Lloyd’s List, renomada organização que atua com dados marítimos, as limitações no processo de transbordo em Hong Kong têm feito com que os remetentes optem por enviar suas cargas diretamente para a China.
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Estamos à disposição para apoiar você e a sua equipe em cada etapa dos processos de importação e exportação de cargas, envolvendo os Portos da China ou outras localidades. Tenha em nós uma extensão da sua área logística!
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